CidadesGoiás

Cuidado com golpe! Equatorial Goiás alerta para fraudes em faturas de energia e divulga 10 dicas para evitar prejuízos

Criminosos têm usado faturas falsas para enganar consumidores; concessionária orienta a população a redobrar a atenção e utilizar apenas canais oficiais

A Equatorial Goiás emitiu um alerta importante aos seus cerca de 3,5 milhões de clientes no Estado sobre golpes envolvendo faturas falsas de energia elétrica. De acordo com a concessionária, criminosos estão utilizando e-mails, mensagens de texto e redes sociais para enviar boletos fraudulentos, com valores indevidos e dados bancários falsos, com o objetivo de aplicar golpes financeiros.

Segundo Marcos Aurélio Silva, executivo de Faturamento da Equatorial Goiás, é fundamental que os consumidores verifiquem atentamente as informações antes de realizar qualquer pagamento. “Se a pessoa suspeitar que é golpe ou desconfiar de algum endereço de e-mail, deve sempre procurar ajuda nos canais oficiais da empresa”, ressalta.

Confira 10 dicas da Equatorial Goiás para não cair em golpes:

  1. Verifique o nome do recebedor do pagamento: deve ser Equatorial Goiás Distribuidora de Energia S.A.

  2. Confirme o CNPJ e o banco recebedor no pagamento via Pix:

    • Itaú para contas emitidas a partir de março;

    • Santander para contas anteriores a março.

  3. Não utilize e-mails públicos para solicitar o envio da fatura.

  4. Evite clicar em links suspeitos enviados por e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens.

  5. Não pague contas enviadas por números desconhecidos, mesmo que mencionem o nome da Equatorial Goiás.

  6. Solicite a segunda via da conta apenas pelos canais oficiais:

  7. Confira se os números do código de barras são idênticos na parte superior e inferior do boleto.

  8. Compare os dados da conta com faturas anteriores, como número da unidade consumidora e o medidor.

  9. Verifique se o valor do documento é igual ao valor mostrado no final do código de barras.

  10. Desconfie de ofertas de desconto ou alegações de erro em contas anteriores, e confirme sempre pelos canais oficiais ou pelo call center: 0800 062 0196.

Mudança importante no pagamento por Pix

A empresa destacou uma mudança significativa no processo de pagamentos via Pix. Desde este mês, os pagamentos devem ser feitos prioritariamente através do banco Itaú, para faturas emitidas a partir de março. No entanto, boletos emitidos anteriormente continuam válidos com pagamento via Santander.

“É fundamental que o cliente confira o CNPJ correto e o banco recebedor antes de finalizar a transação”, alerta Marcos Aurélio.

Atenção também aos leituristas

Outro ponto importante é a verificação da identidade dos agentes de leitura e entrega de faturas. Os profissionais da Equatorial estão sempre uniformizados, portam crachá de identificação e utilizam equipamentos com a logomarca da empresa. O veículo também deve ser identificado.

E se você for vítima de golpe?

A Equatorial orienta que, em caso de pagamento indevido, o consumidor entre imediatamente em contato com o banco para solicitar o bloqueio e a possível devolução do valor. Também é importante registrar um boletim de ocorrência, reunindo o máximo de informações sobre o boleto e o contato recebido. Esses dados auxiliam nas investigações da polícia.

Sobre a Equatorial Goiás

A Equatorial Goiás integra o Grupo Equatorial, terceiro maior grupo de distribuição de energia do país. No Estado, a concessionária atende cerca de 3,5 milhões de pessoas em 237 municípios, abrangendo 98,7% do território goiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *