Foto: Gustavo Mendes Morais
BrasilGoiânia

Projeto prevê botão do pânico em caminhões de lixo em Goiânia

Proposta apresentada pelo vereador Dr. Gustavo busca ampliar a segurança dos trabalhadores da limpeza urbana diante de casos de agressão e ameaças.

Uma proposta apresentada na Câmara Municipal de Goiânia pretende reforçar a segurança dos profissionais responsáveis pela coleta de resíduos na capital. O vereador Dr. Gustavo apresentou matéria que prevê a implantação gradual de um sistema de acionamento emergencial, conhecido como botão do pânico, nos veículos utilizados no serviço público de coleta de lixo.

A medida tem como objetivo oferecer uma resposta rápida em situações de agressão, ameaças, perseguições, obstrução violenta do trabalho, acidentes ou qualquer ocorrência que coloque em risco a integridade física dos trabalhadores e a continuidade do serviço.

Proteção aos coletores

Segundo o parlamentar, a proposta surgiu após episódios recentes de violência registrados contra equipes de coleta de lixo em Goiânia.

De acordo com a justificativa apresentada, trabalhadores teriam sido vítimas de agressões físicas e até ameaças com arma de fogo enquanto realizavam suas atividades nas ruas da cidade.

“O objetivo é garantir uma resposta institucional rápida diante de situações que coloquem em risco a segurança desses profissionais”, destacou o vereador.

Como funcionará o sistema

O texto define o botão do pânico como um dispositivo físico ou digital, fixo ou móvel, instalado nos caminhões coletores ou disponibilizado às equipes operacionais.

Quando acionado, o sistema permitirá comunicação imediata com uma central de monitoramento ou atendimento previamente definida pelo Poder Executivo ou pela empresa responsável pela prestação do serviço.

A proposta também prevê que futuros contratos, concessões, convênios ou parcerias para execução da coleta de resíduos possam incluir cláusulas específicas relacionadas à implantação, operação, manutenção e fiscalização do sistema.

Serviço essencial para a cidade

Na justificativa da matéria, Dr. Gustavo ressaltou que a coleta de resíduos sólidos é um serviço essencial para a saúde pública, para a preservação ambiental e para a manutenção da qualidade de vida da população.

Segundo ele, quando um coletor é agredido ou ameaçado, o impacto vai além do trabalhador, afetando diretamente a regularidade de um serviço indispensável para toda a cidade.

O projeto agora seguirá tramitação na Câmara de Goiânia antes de ser analisado pelos vereadores em plenário.

📲 Tem alguma pauta, denúncia, flagrante ou informação importante? O Goiás em Pauta quer ouvir você!

Envie agora mesmo para o nosso WhatsApp: (62) 9 9129-7318.

Fonte: Câmara de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *