Goiânia pode ter calor de 32ºC e chuvas isoladas no domingo
Goiânia deverá enfrentar um domingo (16) de temperaturas elevadas, variando entre 19ºC e 32ºC, com possibilidade de chuvas isoladas. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o volume de encomenda pode chegar a 7 milímetros na capital.
No restante do estado, as tarifas devem oscilar entre 17ºC, na região Leste, e 35ºC, nas regiões Norte e Oeste. A previsão aponta ainda precipitações de até 15 mm nas regiões Sudoeste, Leste e Central.
Onda de calor na próxima semana
A partir da próxima semana, Goiás será impactado por uma onda de calor que aumentará as temperaturas e reduzirá o volume de chuvas. De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, a capital pode registrar até 34ºC, enquanto algumas cidades do interior deverão enfrentar ainda mais calor.
“Os prognósticos indicam que, neste fim de semana, já resultaram a se formar um bloqueio atmosférico, aumentando gradativamente as temperaturas. Isso ocorre devido à ausência de nuvens, o que permite uma maior incidência solar. A expectativa é que as tabelas marquem até 34ºC em Goiânia, podendo registrar até 5ºC a mais em algumas regiões”, explicou Amorim.
As influências afetarão todo o estado. No Sudoeste, por exemplo, as temperaturas atingem 36ºC, enquanto na região Leste as tabelas devem marcar até 33ºC.
Recordes de calor em 2024
Eventos climáticos semelhantes já atingiram Goiás no ano passado. Em outubro de 2024, a Cidade de Goiás registrou uma máxima histórica de 44,5ºC, a maior temperatura desde 1960, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na capital, Goiânia, as taxas chegaram a 41,1ºC no dia 4 de outubro, com a umidade relativa da queda para apenas 11%. Apesar da nova onda de calor prevista para os próximos dias, os especialistas garantem que as temperaturas não devem atingir níveis tão extremos.
No entanto, o Cimehgo alerta que novos episódios de calor intenso podem ocorrer entre agosto e setembro deste ano, quando as temperaturas tendem a ser ainda mais elevadas em todo o estado.