Goiânia

Goiânia registra mais de 5 mil infrações de trânsito na primeira semana de novo sistema de monitoramento

A capital goiana contabilizou 5.746 infrações de trânsito nos primeiros sete dias de funcionamento do novo sistema de monitoramento inteligente operado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), da Prefeitura de Goiânia. O balanço foi divulgado na manhã desta terça-feira (8) e já acende um alerta sobre o comportamento dos motoristas nas vias da cidade.

O sistema, que entrou em operação na última semana, é gerenciado pela Secretaria Municipal de Engenharia de Tráfego (SET) e utiliza câmeras inteligentes e radares fixos instalados em pontos estratégicos. Segundo a SET, só nas imediações do Parque Vaca Brava, onde o monitoramento já está em plena capacidade de autuação, foram registrados:

  • 578 casos de estacionamento em local proibido;

  • 223 motoristas flagrados estacionando sobre o passeio;

  • 673 condutores utilizando o celular ao volante.

Já os radares fixos, alguns ainda em fase de aferição, apontaram:

  • 1.656 autos por excesso de velocidade;

  • 954 infrações por avanço de faixa;

  • 662 registros de avanço de sinal vermelho.

O secretário municipal de Engenharia de Tráfego, Tarcísio Abreu, acredita que os números devem cair com o tempo, à medida que os condutores se acostumem com a fiscalização contínua. “No começo do monitoramento era muito comum encontrar motoristas mexendo no celular. Com a divulgação do sistema, esse tipo de comportamento tende a diminuir”, declarou.

Segurança pública também é prioridade

O CCO também realiza leitura automática de placas veiculares, permitindo identificar e rastrear veículos com registros de roubo ou furto. Em sua primeira semana de operação, o sistema já colaborou com a recuperação de automóveis em situação irregular.

A central integrada permite o compartilhamento de imagens em tempo real com forças de segurança como Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana. “É um marco histórico para Goiânia. Nenhuma outra capital do Brasil conta com uma central de monitoramento com esse nível de tecnologia”, afirmou o secretário Tarcísio Abreu.

Expansão em andamento

O projeto está em fase de expansão. Nas próximas semanas, os equipamentos instalados nas avenidas Universitária e Rua 10 também entram em funcionamento. A previsão é que, até julho, Goiânia conte com:

  • 280 radares fixos;

  • 100 câmeras de monitoramento;

  • 4 radares móveis.

Segundo o prefeito Sandro Mabel (UB), o objetivo é não apenas melhorar a fluidez do trânsito, mas também tornar Goiânia uma referência em segurança urbana. “Queremos transformar Goiânia na cidade mais segura do país. Em breve, vamos contar com até 20 mil câmeras com reconhecimento facial e leitura de placas. Em Goiânia, não haverá anonimato”, destacou o prefeito.

Objetivo: salvar vidas

Além da fiscalização e segurança, o CCO visa principalmente reduzir o número de acidentes e salvar vidas. “Estamos construindo um trânsito mais seguro e mais eficiente para todos: motoristas, pedestres, ciclistas e passageiros do transporte coletivo”, completou Tarcísio Abreu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *